• Imagem cabeçalho site planterr

OBJETIVOS

GERAL:

Formar profissionais qualificados no campo de planejamento e gestão territorial, enfocando aspectos socioambientais, socioeconômicos e políticos. Estes profissionais estarão aprimorando-se nas questões voltadas para o diagnóstico, planejamento, gestão de territórios, bem como na avaliação /organização de comunidades e movimentos sociais. Desta forma, visa a formulação ou consolidação de projetos de pesquisa e/ou intervenção, a partir das mudanças na formação profissional para o desenvolvimento regional e urbano, mediante práticas técnico-científicas inovadoras desenvolvidas neste campo por meio de conhecimento produzido nas políticas públicas sociais, ambientais, de avaliação e organização social.


ESPECÍFICOS:

  • Qualificar profissionais técnicos, gestores, membros de movimentos sociais e público interessado nesta temática para avaliar as políticas e práticas profissionais, formular propostas de intervenção e contribuir para a mudança do modelo de planejamento/gestão do trabalho que envolvam as questões relacionadas à natureza e à sociedade.
  • Aperfeiçoar profissionais técnicos, gestores, membros de comunidades tradicionais, movimentos sociais e público interessado nesta temática, para análise dos processos naturais, sociais, políticos e econômicos, do planejamento e gestão, com foco em ações que possam subsidiar o ordenamento territorial, a partir do envolvimento da sociedade e considerando as relações têmporo-espaciais.
  • Instrumentalizar os profissionais para desenvolverem suas ações tendo como diretrizes as concepções espaciais, a interdisciplinaridade, e organização social na perspectiva da abordagem dos problemas e conflitos em escalas, locais, urbanas, regionais e nacionais.
Recomendar esta página via e-mail: